A Psicologia e Segurança do Trabalho estão totalmente relacionadas, pois o conhecimento desta ciência torna a segurança do trabalho mais atuante e, com isso, a saúde e o bem-estar dos colaboradores são igualmente respeitados. Os benefícios da psicologia para a segurança do trabalho são diversos. Podemos citar, entre eles: intervenção precisa, maior conscientização, redução de acidentes, maior satisfação e estabilidade, maior reconhecimento, redução de gastos com provimentos médicos ao colaborador e redução do índice de desligamento.

Realizamos esta interação, entre a Psicologia e a Segurança do Trabalho.

Avaliação Psicológica

Para maior assertividade na escolha de candidatos, desenvolvimento pessoal ou no mapeamento de competências de um colaborador, é ideal utilizar a Avaliação Psicológica. Esse tipo de avaliação é mais completo, pois utilizamos um conjunto de técnicas que tem o objetivo de verificar determinadas características, de acordo com a demanda solicitada. Como por exemplo, sobre as habilidades, características de personalidade, comportamentos, relacionamento interpessoal de determinada pessoa.

Treinamentos

Com as constantes mudanças e exigências nas empresas, é importante que as estas disponibilizem alguns treinamentos, para potencializar o desempenho e resultados dos seus colaboradores. Os treinamentos são uma ferramenta com diversos benefícios, como o desenvolvimento de habilidades comportamentais, relacionamento Interpessoal, liderança, dentre outros.

Dinâmica de grupo

Importante ferramenta para desenvolvimento de equipes. A dinâmica de grupo atua pontualmente, podendo ser realizada com diversas finalidades, definidas de acordo com a demanda solicitada. Podemos citar, como principais finalidades, a melhoria de clima, resolução de conflito, integração, tomada de decisão e, também, para seleção de candidatos.

Testes Psicológicos

A utilização de testes psicológicos é a forma recomendada para descrever e/ou mensurar as características e processos psicológicos do candidato ou colaborador, avaliando nas áreas emoção, cognição, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, dentre outras. Existem diversos instrumentos, que são adequados de acordo com a demanda e perfil a ser analisado.

  • Teste de atenção
  • Teste de personalidade (Palográfico)
  • Teste de inteligência
  • Testes específicos para cada função

Peça-nos um orçamento